Aproveitamento, Dispensa e Transformação de Disciplinas (EARTE)

Prezado(a) aluno(a), antes de acessar e preencher o Requerimento, leia, por gentileza, as instruções abaixo – QUE SÃO IMPORTANTES:

Entenda qual a diferença entre Aproveitamento, Dispensa e Transformação:

- Onde foi cursada? É necessário existir disciplina equivalente no curso que faço na UFES? É necessário que essa disciplina tenha sido cursada no meu atual vínculo com a UFES? Ou seja, com minha matrícula atual.
Aproveitamento Na UFES SIM TANTO FAZ
Dispensa Em outra IES SIM NÃO
Tranformação de Eletiva em Optativa Na UFES NÃO SIM

ATENÇÃO: Em razão da reprogramação do atendimento da Secretaria Unificada dos Colegiados dos Cursos de Graduação (SUCC/CCJE), em decorrência da determinação da administração central da UFES para prevenção do COVID19, informamos que o requerimento de Aproveitamento, Dispensa e ou Transformação de Disciplinas e a documentação necessária deverão ser encaminhados por meio formulário constante ao final da página. Após o retorno das atividades presenciais o mesmo será inutilizado.

A) Os pedidos de aproveitamento e dispensa devem ser solicitados todos em um mesmo momento, no primeiro ano do aluno na UFES. Os de transformação no semestre seguinte ao que a disciplina eletiva foi cursada.

B) Tenha em mãos a "Documentação Exigida" das disciplinas cursadas em outra IES (pedido de dispensa):

1. Histórico Escolar Atualizado;
  2. Programas das Disciplinas Cursadas;
  3. Estrutura Curricular do Curso;
  4. Número do ato de autorização ou reconhecimento do Curso e da Instituição e respectivas datas de publicação no Diário Oficial da União (geralmente a informação consta no Histórico).

C) Para disciplinas cursadas na UFES, seja para aproveitamento ou transformação, basta encaminhar o requerimento, se não houver pedido de dispensa no mesmo requerimento.

D) Processos com disciplinas do Departamento de Estatística devem ser instruídos separadamente.

E) Para disciplinas que tenham sido cursadas fora da UFES, não é necessário preencher o código, caso ele não exista.

F) Para alunos(as) de Arquivologia: disciplinas oferecidas pelos Departamentos de História e Administração, ou seja, disciplinas que iniciam seus códigos com HIS e ADM são transformadas automaticamente de eletiva para optativa – desde que o(a) aluno(a) encaminhe o requerimento neste formulário. Nesse caso, a única documentação exigida do(a) aluno(a) é o Requerimento completamente preenchido e assinado e o Histórico Escolar atualizado do(a) aluno(a) interessado(a), salvo se houver solicitação de dispensa no mesmo requerimento.

G) Após o envio do formulário o recebimento dependerá de confirmação encaminhada pela SUCC ao e-mail informado.

H) Sugerimos que, caso perdurem dúvidas, o(a) aluno(a) interessado(a) não preencha e não instrua o processo, mas entre em contato com a SUCC. Menu lateral "Fale Conosco".

1 Iniciar 2 Completo
Arquivos devem ter menos que 3 MB.
Tipos de arquivos permitidos: pdf.
Anexe aqui a documentação conhecida como Estrutura Curricular, Grade Curricular ou Currículo de Curso.
Tipos de arquivos permitidos: pdf.
Os programas devem ser incluídos em PDF único e colocados na mesma ordem que dispostos no requerimento, a fim de facilitar a análise. Há alguns sites e aplicativos gratuitos que fazem junção, compressão e conversão em PDF.
Tipos de arquivos permitidos: pdf.
Não é necessário anexar, caso a informação já conste do histórico.
Tipos de arquivos permitidos: pdf.
Quando se tratar de disciplina cursada no exterior, os itens 3 e 4 da linha B serão substituídos por documentação Consular que ateste serem os estudos realizados em Instituição reconhecida de ensino superior no país de origem.
Tipos de arquivos permitidos: pdf.
Outros documentos que a(o) requerente julgue necessários
Tipos de arquivos permitidos: pdf.
Informar caso a disciplina da qual se requer o aproveitamento tenha sido cursada na UFES em vínculo anterior.