Aproveitamento de Estudos/Dispensa e Transformação de Disciplina Eletiva

Prezado(a) aluno(a), antes de acessar, imprimir e preencher o formulário presente no link abaixo, leia, por gentileza, as instruções abaixo – QUE SÃO IMPORTANTES:

Em razão da reprogramação do atendimento da Secretaria Unificada dos Colegiados dos Cursos de Graduação (SUCC/CCJE), em decorrência da determinação da administração central da UFES para prevenção do COVID19 (Resolução), informamos que o formulário de Aproveitamento, Dispensa e ou Transformação de Disciplinas deverá ser enviado para o e-mail da SUCC (succ.ccje [at] gmail.com) para protocolo, assim como a documentação necessária.

1. Os pedidos de aproveitamento de estudos devem ser solicitados todos em um mesmo momento, no primeiro ano do aluno na UFES.

2. O(a) aluno(a) deve dedicar atenção ao campo "Documentação Exigida" presente no formulário do link abaixo.

3. Processos com disciplinas do Departamento de Estatística devem ser instruídos separadamente.

4. Para disciplinas que tenham sido cursadas fora da UFES, não é necessário preencher o código, caso ele não exista.

5. Para alunos(as) de Arquivologia: disciplinas oferecidas pelos Departamentos de História e Administração, ou seja, disciplinas que iniciam seus códigos com HIS e ADM são transformadas automaticamente de eletiva para optativa – desde que o(a) aluno(a) protocole o requerimento na SUCC. Nesse caso, a única documentação exigida do(a) aluno(a) é o Formulário do link abaixo completamente preenchido e assinado e o Histórico Escolar atualizado do(a) aluno(a) interessado(a).

6. A documentação somente será recebida pela SUCC/CCJE, se estiver rigorosamente completa, como especificado no Formulário do link abaixo - campo "Documentação Exigida". Não estando completa, não serão recebidos documentos isolados pela SUCC/CCJE. Da mesma forma, não serão recebidos Formulários que não estiverem totalmente preenchidos.

7. Sugerimos que, caso perdurem dúvidas, o(a) aluno(a) interessado(a) não preencha e não instrua o processo, mas entre em contato com a SUCC.