Orientações

ORIENTAÇÕES PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS

 

 

Abertura de escopo: procedimento para solicitar matrícula em disciplina que não pertence à grade curricular do aluno (disciplina eletiva) e que não está disponível no portal do aluno na primeira etapa. O interessado solicita a abertura de escopo nos primeiros dias do período, segundo o calendário estabelecido pela SUCC, e, caso o pedido seja atendido, a disciplina ficará visível para solicitação de matrícula no ajuste de matrícula. Pedido de abertura de escopo é feito online no site da SUCC.

Link da resolução

 

Transformação de disciplina eletiva em optativa: procedimento para dispensar carga horária de optativa mediante aprovação em disciplina eletiva.  Não existe prazo. Formulário no site da SUCC.

Obs.1: Apenas disciplinas feitas na matrícula atual do aluno.

Obs.2: Se for para contar carga horária de obrigatória, o procedimento é o de Aproveitamento de Estudos.

Link da resolução

 

Aproveitamento de estudos: procedimento para dispensar carga horária de optativa ou de obrigatória mediante disciplinas cursadas em outras IES ou em decorrência de matrícula em outro curso de Graduação da UFES. Formulário no site da SUCC.

Obs.: Alguns cursos do CCJE exigem que a disciplina tenha sido cursada nos últimos cinco anos - conferir menu "Documentos" à esquerda.

Link da resolução

 

Quebra de pré-requisito: procedimento excepcional realizado para se ter direito a matrícula em disciplina que possui pré-requisito, quando este pré-requisito ainda não foi cursado pelo aluno (exige justificativa). Prazo conforme calendário da SUCC. Formulário no site da SUCC.

Obs.:

1) O formulário não garante a matrícula, pois esta dependerá da existência de vagas, entre outros fatores.

2) O aluno deve frequentar a disciplina desejada desde o início do período letivo para garantir a não reprovação por falta, ainda que, posteriormente, possa ser negada a quebra do pré-requisito.

3) A matrícula, após o procedimento, caso seja deferido, será feita pela Coordenação do Curso nos prazos do Calendário Acadêmico.

Link da resolução

 

Aluno finalista: O aluno será considerado finalista quando a diferença existente entre a carga horária mínima exigida para graduação no seu curso e a carga horária por ele cursada for igual ou inferior à carga horária máxima de matrícula permitida por semestre letivo no seu respectivo curso. A carga horária mínima e a carga horária cursada podem ser consultadas no histórico do aluno. A carga horária máxima pode ser consultada abaixo.

CH Exigida - CH Cursada ≤ CH Máxima

Carga horária máxima por período

Administração matutino = 520h

Ciências Contábeis Noturno = 570h

Administração noturno = 570h

Ciências Econômicas = 420h

Arquivologia = 450h

Direito = 465h

Biblioteconomia = 600h

Gemologia = 600h

Ciências Contábeis Vespertino = 570h

Serviço Social = 540h

Link da resolução (art. 13)

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910